III Conferência Municipal de Cultura discute pauta de ações
Ao som de "A modinha para Gabriela" de Gal Costa, foi iniciada na noite de sexta-feira, 5, em Itabuna, a III Conferência Municipal de Cultura, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), reunindo mais de duas centenas de pessoas. Este ano o tema foi “Desafios do Sistema Municipal de Cultura” e sua programação direcionada para diversos objetivos, principalmente definir as prioridades para o setor no município.
A professora Maria de Lurdes Netto Simões (Tica Simões), representante territorial do Conselho Estadual de Cultura fez a palestra de abertura quando falou sobre a importância dos conselhos municipais de cultura como instrumentos de participação e planejamento de políticas públicas em prol da cultura. Para ela, discutir com a população, saber seus anseios para a cultura é fundamental para se criar um plano nacional de cultura.
O secretário de Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito Wenceslau Júnior, disse que é necessário ampliar os investimentos em cultura e garantiu que a administração municipal está buscando recursos não só nas esferas estadual e federal, mas também internacional. Wenceslau lembrou que junto com o prefeito Claudevane Leite esteve em audiência com o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, quando foram discutidos diversos pontos referentes à área cultura, entre eles a retomada das obras do teatro municipal e do centro de convenções.
“Temos que buscar uma coesão em torno das prioridades na área cultura e o governo vai trabalhar para que Itabuna volte a ser referência em cultura, já que daqui saíram grandes ícones da cultura estadual e nacional, como escritores atores, músicos dentre outros agentes culturais”, disse Wenceslau. Já o presidente da Fundação Itabunense de Cultura - FICC, Roberto José da Silva, destacou o empenho do refeito Vane para a adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura e para a realização da Conferência, que considera instrumento fundamental para formatação e solidificação da área em Itabuna.
O presidente do Fórum Municipal de Cultura, Ederivaldo Benedito, disse que com a realização desta Conferência, Itabuna está dando um salto de qualidade, já que há mais de 10 anos o Conselho Municipal de Cultura estava desativado. “Este é um momento importante para toda sociedade e os artistas, principalmente quando temos a oportunidade discutir propostas para Itabuna”, explicou Bené.
No sábado, durante todo o dia, várias atividades foram desenvolvidas no Colégio da Ação Fraternal de Itabuna (AFI), dentre elas, a retrospectiva fotográfica do primeiro dia da Conferência, a formação de grupos setoriais, apresentação da metodologia para os trabalhos em grupos e a assembléia plenária para aprovação de propostas e escolha das ações prioritárias para formulação do Plano de Ações Estratégicas para a cultura de Itabuna.